Nome Científico: Hellianthus annuus
Família: Astereceae
Origem: América do Norte.
Características: Planta herbácea anual. Possui caule ereto, pouco ou não-ramificado, com folhas alternas. Sua inflorescência é terminal e bastante vistosa, conhecida por estar sempre com sua face voltada para o sol.
Porte: De 1,5 a 2,5m. Porém hoje já são reduzidas diversas espécies de porte menor, que são muito usadas em arranjos e com grande valor ornamental. Essas novas plantas têm de 25 a 50 cm.
Clima: Tropical, com temperaturas entre 15º a 30º C.
Solo: Arenoso, drenado e rico em matéria orgânica.
Plantio: A multiplicação é feita por meio de sementes. O local de cultivo deve ser bem ensolarado e o terreno adubado periodicamente com matéria orgânica. Quanto a irrigação, ela pode ser feita somente quando o solo estiver seco.
Problemas: Dificilmente apresenta problemas, mas recomenda-se observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos, podem aparecer as lagartas, mas se eliminadas no início, não causam grandes problemas.
Dica: Amontoar terra em torno da base da planta ajuda no bom desenvolvimento da espécie. Fonte: Revista Guia de Flores n.º 1 - www.editoraonline.com.br |