Nome Científico: Dianthus caryophyllus
Família: Caryophyllaceae
Origem: Europa.
Características: O cravo é considerado a planta ornamental mais antiga em cultivo. Herbácea, com folhagem azulada, suas flores são grandes e perfumadas. Tem pétalas simples, na espécie silvestre, e dobradas, nas diversas variedades cultivadas, encontrada nas tonalidades vermelha, branca, amarela e rosa.
Porte: De 60 a 90 cm de altura.
Variedade: Podemos citar a Scania Red Sim, White Sim, Flamingo, Improve White, Dusty e outras tantas do tipo reflorescente.
Clima: A maioria é bem aclimatada aos trópicos, porém gosta de regiões mais frias. A espécie silvestre, por exemplo, prefere clima temperado mais fresco, por sua origem européia.
Solo: Arenoso, drenado e rico em matéria orgânica.
Plantio: A propagação é feita a partir de estacas retiradas do meio da haste. Elas devem ser plantadas em local com plena exposição ao sol ou à meia-sombra. O terreno deve ser irrigado periodicamente e adubado com compostos orgânicos, húmus de minhoca e soluções de mutrientes.
Esse processo vale para as primeiras mudas do ano. As últimas já são produzidas por sementes que começam a ser germinadas no verão.
Problemas: Recomenda-se o uso preventivo de inseticidas e bactericidas para evitar pragas e doenças. Fonte: Revista Guia de Flores n.º 1 - www.editoraonline.com.br |