Nome Científico: Rhododendrom simsii
Família: Ericaceae
Origem: China e Japão.
Características: Arbusto lenhoso e rústico. Suas flores são ásperas, abundantes e apresentam-se nas cores roxo, rosa, branco, vermelho e muitas vezes listradas. Destaca-se entre outras plantas ornamentais por ter o ponto alto do seu florescimento nos meses de inverno.
Porte: De 1 a 2 metros de altura.
Variedades: É uma planta híbrida, elaborada principalmente a partir da Rhodoendrum indicum Sweet.
Clima: Ameno, entre 15º e 24º C, mas possui resistência para suportar temperaturas abaixo de zero.
Solo: Adapta-se bem em diversos tipos de terra, mas atinge seu melhor desenvolvimento em terrenos fertéis, ácidos, arenosos, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica.
Plantio: Feito a partir de estacas com mais de três folhas e, em caso de químicos, preferir as soluções ricas em potássio. O processo de adubagem precisa ser repetido mensalmente.
No período de florescimento, precisa de luz direta do sol por pelo menos quatro horas ao dia. Depois, ela é posta em lugares com luminosidade indireta.
Problemas: Com o tempo, as plantas podem apresentar alguns sinais de apodrecimento ou presença de fungos. No primeiro caso, os galhos afetados são podados. Já com relação aos fungos, deve ser reduzida a quantidade de água nas regas e extraídos os pontos atacados.
Dica: Depois do desenvolvimento das flores, aconselha-se a poda da planta para estimular o crescimento de novas formações florais. Fonte: Revista Guia de Flores n.º 1 - www.editoraonline.com.br |