Nome Científico: Begonia elatior
Família: Begoniaceae
Origem: Brasil.

Características: As begônias são plantas herbáceas ou semi-herbáceas, perenes, de folhas espessas e floração vistosa. É abundante em número de espécies, tanto naturais quanto híbridas, e com grande valor ornamental.
Porte: Pode atingir de 20 cm até 1 metro de altura.
Variedades: A begônia possui um número imensurável de espécies produzidas a partir do cruzamento das suas variedades. Só para citar alguns exemplos, podemos destacar a Begonia cucullata, a B. socotrana e, entre as mais populares em cultivo no País, está a cultivar "Rieger".
Clima: Tropical, embora possua variedades adaptáveis a outros climas.
Solo: Prefere terreno perneável, com boa drenagem, úmido e rico em matéria orgânica.
Plantio: É feito por meio de sementes ou, com plantas naturais, por divisão de touceiras dispostas direto no local definitivo. No caso de plantas híbridas, a multiplicação só é possível pela divisão da planta. Nos dois casos, o local destinado ao cultivo deve ter incidência de luz solar e ser adubado mensalmente com compostos orgânicos. Não é necessária irrigação abundante, mas aconselha-se que o terreno seja mantido sempre úmido, para melhor desenvolvimento das begônias.
Problemas: Muitas vezes apresenta dificuldades para desenvolver suas flores, e uma das causas pode ser a falta de iluminação.
Dica: A begônia é rica em variedades, por isso é possível escolher uma que seja adequada às suas condições de cultivo.

Fonte: Revista Guia de Flores n.º 1 - www.editoraonline.com.br

 
Clique aqui para ver todas as dicas.